A "Reconversão e Exploração do Antigo Matadouro Industrial do Porto" visa transformar aquele edifício, desativado há cerca de 20 anos, num equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade, baseado nos eixos da coesão social, da economia e da cultura.
O programa de intervenção prevê a reconversão integral do complexo, mantendo a sua memória histórica e natureza arquitetónica, em espaços empresariais diversificados e polivalentes; espaços comerciais e de lazer de apoio local; espaços destinados à ação social e à ligação com a comunidade local; e espaços de cariz cultural e artístico, destinados à exposição, à produção e ao depósito.
A sua arquitetura terá a assinatura do prestigiado arquiteto Kengo Kuma, responsável por grandes projetos mundiais, designadamente pelo Estádio Olímpico de Tóquio 2021 e que para este projeto se associou ao atelier de arquitetura OODA, gabinete sediado no Porto.
Entre a Rua de São Roque da Lameira e o estádio do Dragão, o projeto estabelece um percurso pedonal público, através da construção de uma nova passagem superior que atravessa a VCI e irá permitir uma ligação direta à estação de metro do Dragão.
Visitar website